Segundo a empresa chinesa, Ernie 4.0 tem as mesmas capacidades do produto da OpenAI
A Baidu lançou nesta terça-feira (17), em um evento em Pequim, uma nova versão de seu modelo generativo de inteligência artificial (IA). Chamado de Ernie 4.0, o produto está no mesmo nível do GPT-4 da OpenAI, afirmou Robin Li, CEO da empresa, tornando-se o rival chinês mais próximo da tecnologia americana.
O que você precisa saber:
■ Li descreveu as capacidades de memória do modelo e o mostrou escrevendo um romance em tempo real;
■ Durante a apresentação, ele também mostrou que o Ernie 4.0 consegue criar cartazes e vídeos publicitários, além de outras peças voltadas ao marketing;
■ Apesar da novidade, assim como ocorreu com seu chatbot, Ernie Bot, o Ernie 4.0 não impressionou tanto como a empresa gostaria;
■ A nova IA será integrada a todos os produtos da Baidu, incluindo Baidu Drive e Baidu Maps.
À Reuters, Lu Yanxia, analista da consultoria industrial IDC, explicou que faltou destaques e informações para um lançamento ideal da nova IA. Segundo ela, a versão não difere tanto da anterior e “melhorias significativas devem vir quando o Ernie 4.0 for usado na prática”.
Como resultado de mais um lançamento sem tanto êxito, as ações da Baidu em Hong Kong caíram 1,32% nas negociações da manhã desta terça (17).
Essa não é a primeira vez que a Baidu acelera um lançamento na ânsia de alcançar empresas como a OpenAI — mesmo com a proprietária do maior mecanismo de busca na Internet da China sendo, de fato, uma das companhias com maior potencial para tal.
Em março deste ano, a empresa lançou oficialmente o Ernie Bot, sua versão do ChatGPT. As demonstrações no evento não agradaram, sendo insuficientes e desapontando investidores. Veja detalhes aqui!
Apesar da estreia pouco favorável, em agosto a Baidu conquistou a aprovação do governo chinês para lançar seus produtos de IA ao público. Desde que foi aberto, o Ernie Bot acumulou 45 milhões de usuários, informou Wang Haifeng, diretor de tecnologia da Baidu, durante o evento.
No total, a China tem pelo menos 130 grandes modelos de linguagem (LLMs), representando 40% do total global. Ela fica atrás apenas dos 50% dos Estados Unidos, segundo dados da corretora CLSA.
Nenhum comentário
Postar um comentário
Obrigado por comentar! 😉✌