Chrome vai facilitar exclusão de dados do preenchimento automático
Bleeping Computer/Reprodução
O Chorme pretende agilizar a exclusão de dados do recurso de preenchimento automático nos sites. A ferramenta resgata informações salvas anteriormente para otimizar o preenchimento nos sites, como nome completo, telefone, endereço e e-mail, o que ajuda a poupar muito tempo ao enviar formulários de cadastro.
O problema é que muitas informações ficam defasadas quando você muda de residência ou quando troca de e-mail. O novo método permitiria clicar em um botão para excluir de imediato as entradas antigas do autopreenchimento. No modelo atual, você precisa ir até as configurações do Google e deletar manualmente cada campo.
Ao ativar o recurso, a pessoa começa a ver um ícone de lixeira para apagar aquela informação na tela. Clicar ali vai limpar o dado anterior e abrir espaço para um novo salvamento, desta vez com a entrada atualizada. Em geral, esses pop-ups surgem na tela quando no respectivo campo a ser preenchido, logo após o clique no local.
A novidade foi descoberta pelo usuário Leopeva64, entusiasta do Chrome que vive encontrando recursos escondidos do navegador. Ele compartilhou o GIF acima mostrando o funcionamento em seu perfil no Twitter.
Limpeza facilitada do preenchimento automático
A limpeza de informações do autopreenchimento está escondida sobre um sinalizador (#autofill-show-autocomplete-delete-button) no Chrome Canary, a versão de testes do navegador do Google. Para acessá-lo, é só fazer o seguinte:
1• Abra o Chrome Canary e certifique-se de atualizá-lo para a versão mais recente;
2• Digite o comando chrome://flags na Barra de Endereços;
3• Pesquise por "Autocomplete delete" e localize a opção exibida na imagem abaixo;
4• Troque o botão de alternância para "Enabled";
5• Reinicie o navegador e pronto.
Ao ativar esse sinalizador, você poderá apagar informações do autocompletar mais facilmente no Chrome (Imagem: Alveni Lisboa/Canaltech)
Tente preencher os dados em um formulário de cadastro de algum site para ver se o ícone de lixeira aparece ao lado da informação. O recurso deve ser compatível com Windows, macOS, Linux e Chrome OS — sem previsão de chegada aos celulares, por enquanto.
Como se trata de um recurso bastante útil, é de se esperar que a novidade chegue em breve para o Chrome regular. O Google, no entanto, ainda não forneceu uma previsão de quando, ou mesmo se, a adição chegará ao seu navegador. O jeito é torcer e aguardar mais um pouco.
Na semana passada, o mesmo Leopeva64 encontrou um atalho, também em fase de testes, que fecharia as guias abertas com dois cliques no Chrome. Diferentemente da descoberta de hoje, o encerramento de abas foi visto com bastante ceticismo, afinal poderia gerar mais transtornos devido aos cliques acidentais do que benefícios.
*Canaltech
Nenhum comentário
Postar um comentário
Obrigado por comentar! 😉✌